domingo, 16 de junho de 2013

Tão longe, mas nada distante.

A vida sempre nos reserva agradáveis oportunidades e surpresas. Conforme já contei diversas vezes aqui, foi graças a esse espaço no qual publico as minhas Doces Lembranças que tive a oportunidade de reencontrar meus amigos e amigas de infância e adolescência e suas famílias. A Sueli Perallis Weidner foi uma delas. Graças aos encontros das “meninas” do Castelo, sempre que ela está no Brasil, visitando seus familiares, temos a oportunidade de bater papos bem gostosos. Faz mais de 10 anos que a Sueli mora em Kleve, uma agradável cidade alemã, que fica na fronteira com a Holanda. Mais ou menos 1h30 de carro. O ano passado, quando estive na Holanda com a equipe da Expoflora, pensei em visita-la, mas como eu fazia parte de um grupo de trabalho e o tempo foi mais escasso do que eu previa, adiei meus planos. Mas, prometi a mim mesma que na primeira oportunidade que eu tivesse de viajar novamente para a Europa faria uma visita à minha amiga. A oportunidade surgiu no final de abril – motivo pelo qual não consegui escrever as Doces Lembranças para publicação na edição passada -, quando fui novamente a trabalho para a Holanda. Dessa vez eu torci muito para que os meus compromissos – lá e aqui – permitissem que eu pudesse esticar um pouquinho a viagem e fizesse uma rápida visita a ela. Como quem deseja muito uma coisa e lança esse desejo ao universo consegue realiza-lo, lá fui eu, no inicio desse mês, conhecer a encantadora cidade onde vivem a Sueli e o Karl. Com toda a gentileza que é peculiar das famílias Perallis e Weidner, a Sueli e o Karl foram me buscar em Alsmeer, a cidade holandesa onde eu estava e, antes de seguir para Kleve, aproveitei para levá-los ao Keukenhof, um parque localizado em Lisse, pertinho de Amsterdam, e que abre somente dois meses durante o ano para que as pessoas possam admirar os magníficos canteiros e as exposições de flores. Nem preciso dizer quanto agradável foi o nosso dia.
Sueli, a sogra dona Oma e o marido Karl Fui recebida com tanto carinho e generosidade pelos meus amigos que nem imagino como retribuir. A Sueli, uma excepcional chef de cozinha, fêz de tudo para que experimentasse os mais tradicionais e deliciosos pratos da culinária alemã. O Karl, agora meu amigão também de copo, caprichou na escolha das cervejas e vinhos. Uma acolhida daquelas que aquece a alma e o coração. A Sueli foi uma guia turística maravilhosa e me levou para caminhadas pelo bosque próximo à sua casa, para conhecer o cemitério dos ingleses, construído logo após o término da II Guerra Mundial (um lugar incrível que guarda parte importante da história), os lugares mais lindos de Kleve, e, ainda, permitiu que eu compartilhasse de seu dia a dia e de seus amigos. Conversamos tanto, mas tanto, que ela ainda deve estar descansando os seus ouvidos. O bacana de tudo isso, o grande aprendizado que fica, é que o tempo e a distância são muito relativos e, tanto um como o outro, apenas são longos se não tivermos as pessoas dentro dos nossos corações. Pois, quando estamos próximos em pensamentos e em ideais de amizade ou de amor, nem o tempo e em a distância existem. Obrigada, Sueli e Karl pela hospitalidade e pelo carinho. Está em pé o jantarzinho em minha casa quando vocês vierem ao Brasil. Espero que seja em breve. Agradeço a Deus a oportunidade que ele me deu de poder estar com vocês. Eu, simplesmente, adorei. Por: Vera Longuini: jornalista e escritora -vera@ateliedanoticia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário