terça-feira, 6 de julho de 2010

Doces Lembranças: O poder do Correio Elegante

Vera Longuni
veralonguini@ateliedanoticia.com.br

Esta coluna não é o Retrato Falado, mas hoje eu vou contar a história da Marcia e do Junior. Fiquem tranquilos, pois não é o mesmo romance contado nas Doces Lembranças de março e que culminou no casamento do Nelo Nardini Junior com a Marcia Franciosi. A história deste mês é de outro Junior, o Amaro Egydio de Oliveira, e de outra Marcia, a Barcellos de Moraes. Não tenho culpa se as minhas amigas são xarás e resolveram casar-se com rapazes que receberam o mesmo nome de seus pais.
O romance desta Márcia e deste Junior foi que nos inspirou a resgatar os Correios Elegantes na festa junina da Paróquia Cristo Rei deste ano. É que, numa época de inovações tecnológicas e mensagens instantâneas, que de tão rápidas são chamadas de “torpedo”, receber de uma pessoa querida um recadinho escrito a mão é, certamente, muito mais bacana.
Na quermesse da Paróquia Cristo Rei pessoas de todas as idades divertiram-se enviando mensagens secretas para maridos ou esposas, namorados (as) e paqueras e, até mesmo, para brincar com os amigos (as). O Lilão que o diga. Foi divertido sermos seguidas pela garotada que tentava descobrir para quem entregaríamos os bilhetes respondidos.
Voltando à história da Marcia Barcellos, o Correio Elegante foi fundamental para a sua felicidade amorosa. Tudo aconteceu em 1982. A Marcia estava solteiríssima, conquistando um paquera aqui, um namoradinho ali, mas ninguém que acelerasse o seu coração com uma rotação maior do que a do motor do seu inseparável Fuscão azul.
Até que, numa noite de sábado, enquanto a turma optou por um comportado joguinho de baralho na casa da dona Regina Marcolino, mãe da Zete e da Tany (e, também, do Tote, do Minho, do Wlad e da Laya), a Marcia decidiu ir ao teatro com um paquera e passou por lá apenas para pegar os ingressos que as amigas haviam comprado antecipadamente para ela.
Ao entrar na copa onde acontecia a “jogatina”, percebeu que o Romeu (irmão do Julinho, dono do Café Le Toille, e que morava atrás à Igreja do Rosário), havia levado um amigo que ela não conhecia. Foi atração à primeira vista. A vontade da Marcia era ficar por ali e conhecer melhor o rapaz que começava a frequentar a casa da família Marcolino. Mas não podia, porque estava acompanhada e seu paquera a aguardava no portão.
Teve tempo de saber apenas que o apelido do tão charmoso rapaz era Formiga. Nada de estranho para uma moça que já havia namorado o Minhoca, o Tatu e o Gafanhoto.
Na semana seguinte, Marcia teve a oportunidade de encontrar-se novamente com o Formiga em um churrasco na casa do Romeu. Mas não conseguiu grande aproximação, pois o moço mal terminara um relacionamento um tanto longo e não estava muito disposto a abrir o seu coração.
A terceira oportunidade surgiu em uma quermesse da Igreja Cristo Rei. Com a ajuda das amigas, Marcia conseguiu que o Formiga fosse convidado para o evento e, na falta de coragem de demonstrar pessoalmente o seu interesse por ele, mandou-lhe dezenas de Correios Elegantes.
- Eu não assinei as mensagens, mas ele sabia que era eu quem as estava mandando, diz.
Os ferrolhos que cerravam as portas do coração do Formiga derreteram-se no calor emanado pelo carinho que envolvia aqueles torpedinhos e, é claro, pelo irresistível charme da Marcinha. O pedido de casamento, um ano e pouco depois, resultou até na venda do Fuscão azul para a compra do vestido de noiva. Marcia e Amaro (ninguém mais o chama de Formiga) estão juntos e felizes há mais de 27 anos.
Como o Correio Elegante voltou a circular na festa da Cristo Rei deste ano espero, em breve, receber algum e-mail informando-me sobre uma nova e boa história.
E, para quem não acredita que um dia eu já fui artista, escolhi essa foto que registra o meu irmão Carlinhos e eu numa performance caipira em uma festa junina. Mas podem ficar tranqüilos: para o alivio de todos asseguro que nós dois não cantamos mais.
Se você quer ler ou reler os artigos anteriores, acesse o blog http://www.memoriasdocastelo.blogspot.com/ . Aproveite e deixe seu recado, comente os artigos ou conte, também as suas doces lembranças.